texto rotativo

"Moradores do São Judas Tadeu serão beneficiados com obras conseguidas pelo deputado Antônio Brito

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Publicidade

 


Publicidade

 


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Devoção a Santos Reis é mantida em Jequié





Ao som da estrofe da canção de Tim Maia, A Festa de Santos Reis, “Hoje é o dia de Santo Reis, anda meio esquecido, mas é o dia da festa, de Santo Reis” é que o grupo das Pastorinhas, Boi Mimoso e Terno de Reis chegou a Praça Rui Barbosa e colocou centenas de pessoas para dançar e cantar ao som  de musicas regionais.
A Festa de Santos Reis é comemorada em todo o Brasil no dia 06 de janeiro, alusiva ao encontro dos três Reis Magos que foram levar presentes ao menino Jesus.
O encontro promovido pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, manteve a tradição folclórica do município, ao levar para o espaço público o grupo formado pela família Faustino, que tem como destaque nomes como Rosy e Banda, Claudinho dos oito baixos.
O grupo formado a cerca de 80 anos pelo fundador Pedro Faustino está na quinta geração, como é o caso do pequeno Miguel, de 4 anos. Ao som das sanfonas de 45 e 48 baixos, zabumba, triângulo, pandeiro e percussão o coro entoado por aproximadamente 15 integrantes ecoou pelos quatro cantos da praça, com canções natalinas de Santos Reis e clássicos da musica brasileira.
O ápice da apresentação do Terno foi com a música “Rolinha Voou” que levantou o público presente, como a dona Maria dos Reis, residente no bairro do Mandacaru que no dia da festa completou 55 anos, comemorados na Praça Rui Barbosa. “Para mim é motivo de orgulho está no meio de crianças, jovens, adultos e idosos cantando e dançando”.