segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Jequié construiu 32 aguadas na região de Serra Pelada

Com o objetivo desenvolver ações para os moradores de distritos e povoados no enfrentamento e convivência com a seca, a Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, realizou obras em pontos estratégicos da zona rural do município. Na ultima sexta-feira, 30 de Janeiro, o secretário da pasta, Carlos André dos Santos, e o diretor de Expansão, José Renato Santana Souza, realizaram visita técnica às obras nas localidades de Serra Pelada e Barraquinha, localizadas a 50 KM da sede.
Para o secretário Carlos André, “as ações proporcionam aos moradores das comunidades rurais o acesso a mecanismos eficientes para a convivência com a seca”.
Em parceria com a Associação dos Produtores Rurais, a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, já
construiu 32 aguadas que estão beneficiando mais de 50 famílias residentes nestas localidades.
O presidente da Associação dos Produtores Rurais da Barraquinha, Antônio Pereira Pires, 57 anos, agradeceu em nome dos associados. “Nós agricultores estamos agradecidos pelas melhorias feitas em nossa região”.
O senhor Etevaldo Aguiar Lago, 58 anos, disse que se emocionou quando viu brotar água em uma das aguadas perto de sua propriedade. “Eu não tinha esperança de ter água ali não, mas quando o trator cavou e minou água meus olhos se encheram de lágrimas, pois eu sabia que a partir dali minha criação não ia mais passar sede, para algumas pessoas isso aqui é nada, mas para nós que convivemos com a seca e as dificuldades que ela traz ter água aqui, muda a nossa vida”, comemorou.
O desenvolvimento econômico da zona rural de Jequié tem como base a pecuária, com a bovinocultura e caprinocultura. Já na agricultura, o município tem uma diversidade produtiva com destaque para plantações de cacau, café, cana-de-açúcar, maracujá e melancia.